Destaque

Mostras didáticas e espetáculos 2022.1

Com o final do semestre letivo se aproximando, como de costume, estudantes das graduações da Escola de Teatro, com orientação dos(as) professores(as), promovem eventos, mostras e espetáculos como resultados das disciplinas cursadas ao longo do semestre.

Veja abaixo programação de espetáculos e mostras didáticas que acontecerão neste final deste semestre 2022.1:

“Por Elise”
A proposta deste exercício cênico é partilhar processos realizados ao longo do semestre 2022.01 no componente “Práticas da Cena para o Ensino de Teatro”, que se deu a partir da dramaturgia “Por Elise”, escrita pro Grace Passô, buscando abordar metodologias de criação cênica, pensadas através de jogos, composições e treinamentos vinculando exercícios com o processo de criação cênica colaborativa. O trabalho tem orientação pedagógica e encenação do Profº Everton Lampe. Em cena, as(os) estudantes Iara Sampaio, Indra Carvalho, Jin Oliveira, Juliete Nascimento, Larissa Libório, Marina Natal, Michelle Cristine, Victor Gonçalves e Vinícius Nogueira.

Dia 13 de junho, às 16h30
Recepção do PAF V – Campus Ondina – UFBA.

Rominho e Marieta: numa cidade em pé de guerra, só Santo Antônio na causa!

Com direção da estudante Letícia Aranha, o espetáculo de pr´é-formatura, orientado por Elisa Mendes, tem um texto que surge a partir da obra “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, sendo contextualizado numa releitura de linguagem popular, inspirada na história coronelista de Lagarto (SE), cidade natal da diretora. Toda a história é contada por Santo Antônio, que assume o papel de narrador da peça e marcador da quadrilha junina, universo que permeia o espetáculo. Unindo tradição e contemporaneidade, Rominho e Marieta faz um resgate da cultura popular nordestina, esquentando os festejos juninos de Salvador!

13,14, 20 e 21 de junho, às 17h
No Largo da Tereza Batista, Pelourinho
Gratuito (doação espontânea de 1kg de alimento)


DEBOCHE
“Deboche”, nasce de uma livre adaptação do texto Computa, Computador, Computa, do dramaturgo Millôr Fernandes, que traz à cena o desespero de uma atriz que acaba de nascer em um ambiente desconhecido, de difícil adaptação. A obra afirma “Uma pobre atriz que gagueja e vacila a sua hora sobre o palco cercada de paranoia por todos os lados”. Em um diálogo direto, numa espécie de “radiografia” da classe média nacional, Deboche levanta questões e critica pensamentos falhos, preconceituosos e elitistas, através de um diálogo debochado, musicado, engraçado, irônico e dinâmico. Uma gargalhada irônica, musicada, debochada, política, nordestina, nortista, brasileira tecnobregacircenseafropunkfunkeira. Um Deboche.

De 16 a 19 de Junho (quinta a domingo)
Teatro Gregório de Mattos – 19h
R$10,00 (meia) e R$ 20,00(inteira)


Produção Teatral: Diversidade e adversidades entre (re)encontros e despedidas
Estudantes do componente curricular “Produção Teatral”, ministrada pela Profa. Deolinda Vilhena, promovem o encontro virtual Produção Teatral: Diversidade e adversidades entre (re) encontros e despedidas. A atividade tem como objetivo compartilhar o processo vivido pelos estudantes de Artes Cênicas da Escola de Teatro da UFBA em tempos adversos à arte, à educação e à cultura, quando, ainda assim, eles necessitam romper barreiras e encontrar os meios necessários para continuarem sua formação.  Para isso, três mesas foram formadas para compartilhar com o publico as angústias, as expectativas e as soluções encontradas ao longo desse semestre letivo. Um semestre atípico mais uma vez, por seu formato híbrido, onde as telas e os palcos precisam estar unidos e onde nascem soluções em terrenos os mais áridos possíveis. 

Dia 22 de junho, das 9h às 12h30
Transmissão no Canal da Escola de Teatro da UFBA no Youtube


“Entre o que revelo ou escondo”
A performance do estudante Luã Virgens foi ´produzida no âmbito do componente “Teatro e Performance”, ministrada por Ian Guimarães Habib, professor da Licenciatura em Teatro EaD. O trabalho será publicado no canal da Escola de Teatro no dia 21 de junho.

A partir de 21 de junho
Disponível no canal da Escola de Teatro no Youtube


Festival Ano Passado Eu Morri, Mas Esse Ano Eu Não Morro
Às 14h do dia 21/06/2022, a turma de Processos de Encenação conduzida pela professora Luciana Liege apresenta o “Ano Passado Morri, Mas Esse Ano Não Morro”, um festival competitivo de cenas da turma de estudantes do componente curricular.

Dia 21 de junho de 2022, às 14h
Casa Preta
Gratuito


Mostra Casais da Dramaturgia
Com o tema “Casais da Dramaturgia”, a mostra apresenta as cenas produzidas pela turma de discentes do componente “Processos de Encenação”, sob orientação dos professores Marcus Villa Góis e Eduardo Tudella.

Dia 28 de junho de 2022, às 17:30 horas
UFBA – PAF V, sala 104
Gratuito


A Noiva da Quadrilha Vive em Mim
Como produto final do componente “Elementos Plásticos da Cena: Figurino e Maquiagem”, Tiago Soas realiza a exposição virtual de fotos do figurino da noiva da Quadrilha Junina, inspirado em seus sentimentos mais introspectivos: Inspirado nesse traje, expressei meus sentimentos mais introspectivos como: o amor próprio, a celebração da fogueira junina, meu amor à dança de Quadrilha Junina, minha paixão pela bandeira LGBTQIAP+ (que está na minha essência) e as tradicionais bandeirinhas coloridas e a minha Drag Queen Layla La’mars.

Exposição no Instagram da Escola de Teatro