Sexta-feira, 21 de outubro de 2022
Presencial
18:00
O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA) recebe Béatrice Picon-Vallin. A renomada pesquisadora da área de estudos teatrais realizará duas palestras em Salvador. No dia 21 de outubro, no Cabaré dos Novos, no Teatro Vila Velha, e dia 24 de outubro, no Teatro Martim Gonçalves, ambas com entrada livre e gratuita.
A especialista em teatro do século XX, bibliografia de referência obrigatória na área dos estudos teatrais, vem ao Brasil participar das comemorações dos 30 anos da Companhia Ensaio Aberto, dirigida por Luiz Fernando Lobo, e realizar, no Armazém da Utopia (Rio de Janeiro), a oficina Vanguardas Históricas do Século XX. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Produção Teatral (GEPPTRAL), ao saber da vinda de Béatrice Picon-Vallin ao Brasil, fez o convite para que ela voltasse a Salvador, onde esteve pela última vez em setembro de 2015.
Convite aceito, Picon-Vallin ministrará nas terras do Senhor do Bonfim duas palestras: “Molière 400 anos: intemporal e sem fronteiras?”,no Cabaré dos Novos, no Teatro Vila Velha, na sexta-feira, dia 21 de outubro e “Tradições e/ou Inovações: as artes do espetáculo e as novas tecnologias”, na segunda-feira, dia 24 de outubro,no Teatro Martim Gonçalves. Ambas as palestras com entrada livre (respeitando a capacidade dos locais) e abertas, não apenas às comunidades da UFBA e da Universidade Livre do Teatro Vila Velha, mas também aos artistas e pesquisadores, assim como à sociedade soteropolitana.
Béatrice Picon-Vallin é Diretora Emérita de Pesquisas no Centro Nacional de Pesquisa Científica (França), ex-professora de história do teatro no Conservatório Nacional Superior de Arte Dramática de Paris, diretora das coleções Arts du spectacle (CNRS) e Mettre en scène (Actes Sud-Papiers, Arles). Suas pesquisas incluem a história do teatro russo, as questões relativas ao teatro europeu do século XX, à encenação, ao trabalho do ator, compreendendo ainda as relações entre a cena e as imagens (cinema, vídeo, novas tecnologias), a pedagogia do trabalho da cena e a relação com as neurociências. Seu livro Meyerhold, editado pelo CNRS em 1999 e reeditado em 2003, recebeu o prêmio de melhor livro de teatro, atribuído pelo Sindicato da crítica dramática e musical. Tem colaborado com as principais publicações especializadas em teatro, na França, na Rússia e em diversos outros países. Em novembro de 2014, como parte das comemorações dos 50 anos do Théâtre du Soleil, Béatrice Picon-Vallin lançou o livro Le Théâtre du Soleil. Les Cinquante Premières Années, que recebeu, em 2015, o Prêmio de Melhor Livro sobre Teatro do Sindicato da crítica dramática e musical na França. Sua obra mais recente, Les Théâtres Documentaires, escrito em parceria com Érica Magris, faz uma análise das principais montagens documentais da segunda metade do século XX e do início do século XXI em todo o mundo.
SERVIÇO
O quê: Encontros com Béatrice Picon-Vallin – II edição
Quando: Dias 21 de outubro de 2022, às 15h, e 24 de outubro, às 15h
Onde: Cabaré dos Novos – Teatro Vila Velha (21/10) e (24/10) Teatro Martim Gonçalves
Realização: Grupo de Estudos e Pesquisas em Produção Teatral (GEPPTRAL) e Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA)