Ana Flávia Hamad (Vica Hamad)

Currículo

Professora da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, doutoranda em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA) desde 2012.1, tendo como foco de pesquisa a voz para a cena a partir da linguagem do Teatro do Oprimido. Mestre em Teatro e Comunidade pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa/Portugal, em 2011, tendo como investigação a saúde integral a partir de uma prática teatral em comunidades. Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia em 2003, com Residência Médica em Pediatria pela Universidade de São Paulo, de 2004 a 2006. Fez, em 2007, o curso técnico profissionalizante de teatro – XXIII Curso Livre de Teatro da UFBA e entrou para a Escola de Teatro da UFBA, em 2008, na área de Interpretação Teatral. Integrou, por um ano e meio, como educadora na área de preparação vocal o grupo de teatro da Empresa Baiana de Água e Saneamento EMBASA trabalhando a partir da metodologia do Teatro do Oprimido, sob orientação da professora doutora Antônia Pereira. O projeto deu origem a três espetáculos-fórum Cresça e Apareça , Revolução na América do Sul e A Máquina Escavadora , dos quais, além de fazer a preparação vocal, participou também da direção coletiva. Tem experiência em dança, tendo feito Flamenco por dez anos com o grupo Alma Flamenca além de ter feito clássico e moderno. Já participou como atriz da peça O casamento suspeitoso de Ariano Suassuna com direção de Pedro Henriques, de A Lira dos Vinte Anos de Paulo Cesar Coutinho, sob direção de Paulo Cunha, Assim é se lhe parece de Pirandello, sob direção de Diego Pinheiro, Cenas de Ricardo III, de Shakespeare, sob direção de Diego Pinheiro, entre outras cenas. Faz parte do Percantus, grupo de percussão contemporânea, integrando o mesmo como atriz e orientação cênica, tendo já se apresentado na Festival de Música Instrumental do BNB na Paraíba e no Ceará, no Festival 2 de Julho, no Conexão Vivo, no MAB – Música de Agora na Bahia em Salvador e no Congresso Nacional de Educação Musical em Feira de Santana/Bahia. Atua principalmente nas seguintes áreas de conhecimento e pesquisa: teatro, voz/corpo, teatro do oprimido, teatro e comunidade, arteeducação. Tem voltado suas pesquisas para a área da voz para a cena. Busca trazer as propriedades do som e da música como elementos exploratórios da criação teatral e a música contemporânea como estimuladora da criação cênica. Estudando música na área de canto com a professora Manuela Rodrigues e piano com o professor Paulo Gondim, tendo estudado canto em Portugal com a professora doutora Maria João Serrão. Responde pelo nome artístico Vica Hamad.

Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9937386836249003

Linhas de Pesquisa