Apresentação

A Escola de Teatro da UFBA

A Escola de Teatro é uma unidade de ensino da Universidade Federal da Bahia, a primeira universidade brasileira a ofertar o ensino superior em artes cênicas.

Hoje, na Escola são ofertados 3 cursos de graduação: Artes Cênicas com Habilitação em Interpretação Teatral, Artes Cênicas com Habilitação em Direção Teatral e a Licenciatura em Teatro. Essa última, em 2020, passa a ser ofertada também na modalidade EaD. Mais sobre as graduações da Escola de Teatro da UFBA você encontra aqui.

Contamos também com o mestrado e com o doutorado em Artes Cênicas, no nosso Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA), o qual possui conceito de excelência pela avaliação da CAPES, com nota seis. No site do programa, você encontra todas as informações sobre a pós-graduação na nossa Escola.

A história do teatro baiano pode ser delimitada pelo antes e depois da criação da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, em 1956. O trabalho de Martim Gonçalves com o grupo A Barca (1956-1963) renovou a cena teatral com uma política de intercâmbio que transformou a Escola numa referência para o ensino de teatro na América Latina e, atualmente, para o mundo.

Duas intenções norteiam as atividades da Escola de Teatro da UFBA: por um lado, a divulgação da dramaturgia contemporânea, conquistando o interesse do grande público; por outro, a implantação de um instituto-modelo onde se formam atores, diretores e professores com os mais modernos métodos e técnicas. Essas características permitem a integração efetiva entre a produção universitária e a vida cultural da comunidade.

Por isso a Escola de Teatro da UFBA é hoje, assim como no passado, um centro de referência e excelência da arte teatral no Brasil.