Infraestrutura
O Complexo Arquitetônico da Escola de Teatro da UFBA é formado pelo secular casarão Solar Santo Antônio, que abriga a administração da Escola: secretaria administrativa da unidade, departamentos, colegiados, chefia de apoio e sala dos professores; um Pavilhão de Aulas que abriga 4 (quatro) salas de aulas teórico/práticas, 1 (uma) sala de maquiagem, 1 (uma) sala de cenografia, 1 (uma) biblioteca com acervo bibliográfico diverso, banco de textos teatrais e memória, 1 (um) laboratório de informática e 1 (uma) sala experimental – a Sala 05 – que possui arquibancada com capacidade para 70 pessoas; carpintaria; rouparia e um teatro, o Teatro Martim Gonçalves.
Teatro Martim Gonçalves:
Inaugurado em 1958, ainda sob o nome “Teatro Santo Antônio”, o atual Teatro Martim Gonçalves foi reinaugurado em outubro de 2007, após a reconstrução completa da antiga instalação provisória. Para saber mais sobre o teatro, clique aqui.
Carpintaria:
A Escola de Teatro possui uma carpintaria própria que atende as demandas das produções internas, seja das Mostras de Didádicas, dos Trabalhos de Conclusão de Curso, ou dos espetáculos da Cia de Teatro da UFBA.
Novo pavilhão de aulas:
O projeto de reforma e ampliação da Escola de Teatro propõe a conclusão da obra do Pavilhão 02, com dimensão de 10x40m, implantado perpendicularmente ao Pavilhão 01 paralelamente ao Casarão existente, formando um pátio de convivência entre as três edificações. A área a ser reformada no Pavilhão 01 é de 747,69 m² e a área a ser construída no Pavilhão 02 é de 2.610,76 m², totalizando 3.358,45 m² de área de intervenção.
Esses espaços foram projetados conforme as normas de acessibilidade (NBR 9050/2004) e de segurança (NBR 9077/2001). Assim, em todos os andares existirão sanitários próprios para pessoas com deficiência, próximos ao elevador, e as larguras das circulações e das portas estão com as medidas indicadas na norma.
Enquanto as obras não forem finalizadas, a maior parte das aulas oferecidas pela Escola
irão acontecer no Pavilhão de Aulas da Federação 05, que também conta
temporariamente com uma sala experimental nos moldes da tradicional Sala 05.