brasao

Escola de Teatro | UFBA

reprodução:  ascom UFBA

Dê Volta Pra Casa: diretor da Escola de Teatro apresenta projeto à ministra da Cultura e convidados

Proposta prevê a retomada das obras do prédio da ETUFBA com apoio de artistas e instituições ligadas à cultura

Por
16/07/2025   Atualizado há 3 meses

O projeto “Dê Volta Pra Casa”, aprovado pela Congregação da Escola de Teatro da UFBA, foi apresentado pelo  Diretor da unidade, Prof. Cláudio Cajaíba, à Ministra da Cultura, Margareth Menezes, no dia primeiro de julho na Sala dos Conselhos da Reitoria no bairro do Canela, onde está instalado provisoriamente o gabinete da reitoria.

O projeto, que visa conquistar adesões de artistas a doarem apresentações para arrecadação de recursos, tem como propósito retomar as atividades regulares da Unidade de Ensino à sede do bairro do Canela, hoje concentradas no campus do bairro de Ondina, e recuperar, assim, a intensa atmosfera produtiva e criativa que a Escola de Teatro e seus jardins sempre promoveram.

A audiência contou ainda com a presidenta da Fundação Nacional de Artes FUNARTE, Maria Marighella, a quem o projeto já havia sido apresentado em março deste ano, em audiência no Teatro Glauce Rocha, Rio de Janeiro.

A iniciativa contou com o grande apoio da administração central e com o empenho e presença do Reitor da UFBA, Prof. Paulo C Miguez. O Vice-diretor da ETUFBA, Prof. Rodrigo Leite, assim como a Coordenadora de Formação e Integralização Curricular da Extensão, Ana Verena Madeira, a professora e produtora Ellen Mello e Lícia, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), que participam desde o início da concepção do projeto, também estiveram presentes.

O secretário de fomento e incentivo à cultura do Ministério da Cultura (MinC), Carlos Paiva, compôs também a comitiva da Ministra. Alguns outros representantes das assessorias de comunicação da UFBA e do próprio Ministério, além do Núcleo de Comunicação da Escola, testemunharam e registraram a apresentação. 

A recepção à comitiva da Ministra da Cultura teve início nas escadarias da Reitoria com os cumprimentos e boas vindas das pessoas que iriam integrar a reunião. Em seguida, o reitor ofereceu máscaras descartáveis e convidou para conhecer as obras de restauro dos azulejos do gabinete e demais salas da reitoria,  iniciativa que recebe o apoio do MinC e da FUNARTE

No gabinete instalado na Sala dos Conselhos, a reunião teve início com a entrega do material impresso, à ministra, pelo reitor, sobre o projeto que se insere nas ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e nas políticas de formação cultural do MinC. Seguiu-se uma conversa  sobre a atual situação das políticas para a cultura, envolvendo a economia criativa, o teatro e à produção audiovisual brasileira, entre vários outros .

Após relembrar de episódios da trajetória da ministra no teatro baiano, especialmente da sua presença na montagem “Colagens e Bobagens”, do grupo Amora lá em casa, quando cantava uma música Kurt Weil e Brecht, o diretor da ETUFBA apresentou o projeto “Dê Volta Pra Casa”, acompanhado de slides sobre a situação atual da obra do novo prédio da Escola de Teatro paralisada e da necessidade de investimentos no prédio do casarão centenário e reforma do Teatro Martim Gonçalves.

A audiência contou ainda com importantes sugestões de Marighella sobre o início e formato do projeto de apresentações artísticas e com a promessa da ministra de que se empenharia como fosse possível para conquistar recursos para a reforma do Solar Santo Antônio e do Teatro Martim Gonçalves.

As fotos tradicionais, cumprimentos e troca de contatos marcaram o fim da audiência e a continuidade da parceria entre a Universidade Federal da Bahia com o Ministério da Cultura, dessa vez envolvendo a ETUFBA.

Icone do FacebookIcone do InstagramBrasão da Escola de TeatroIcone do YoutubeIcone do Flickr

A Escola

Ensino e Pesquisa

Extensão

Espaços

Comunicação

Galeria Virtual