brasao

Escola de Teatro | UFBA

[object Object]

Teatro Martim Gonçalves

Saiba mais sobre o nosso TMG

O Teatro Martim Gonçalves (TMG) é um dos mais antigos teatros em funcionamento na cidade de Salvador, Bahia. Ele foi fundado em 1958, com o nome de Teatro Santo Antônio, pelo pernambucano Eros Martim Gonçalves, então diretor da Escola de Teatro. Em 1996, na ocasião das comemorações dos 40 anos da Escola, o espaço foi rebatizado com o nome do seu criador e passou a se chamar Teatro Martim Gonçalves.

Espetáculo Álbum de Família (1978)

No início dos anos 2000, o antigo teatro foi demolido e reconstruído. Nessa obra, foi mantida a concepção inicial de palco italiano, com plena caixa cênica, colocando o piso da sofita de iluminação e cenotécnica (estrutura de aço, com passarelas para colocação de refletores e subida/descida de cenários). Além disso, o palco foi ampliado, assim como seu palco giratório, fosso, coxias laterais. Nessa oportunidade, foram construídos dois camarins laterais, toda a estrutura de sala de dimmers, ar-condicionado, sanitários, além da plateia com aclive para 194 lugares.

Hoje, o TMG é o principal laboratório de ensino, pesquisa e extensão da Escola de Teatro da UFBA, oferecendo a estudantes e professores uma infraestrutura física para ensino e montagens de produções teatrais em condições compatíveis com as necessidades de um espaço formativo em artes cênicas. A programação do Martim é composta por espetáculos de formatura e pré-formatura de estudantes, seminários, festivais, além das montagens da Cia. de teatro da UFBA e espetáculos externos.

Medidas do palco Teatro Martim Gonçalves

Boca de Cena: Largura 9,00m Altura 5,60m
Pé Direito Palco: 6,65m
Coxias: Esquerda 3m Direita 1,8m
Largura Palco: 12m
Profundidade Palco: 8,80m até a Rotunda
Proscênio: 12m largura 1,80 profundidade
Regulador horizontal e vertical.
Cortina de boca com acionamento automático.

Veja aqui o rider técnico do TMG

Reabertura pós-pandemia

Após mais de dois anos fechado por conta da pandemia do coronavírus, o Martim Gonçalves reabriu as suas portas no dia 30 de junho de 2022. Na data, o monólogo "O Cego e o Louco", texto da dramaturga baiana Cláudia Barral, foi apresentado como espetáculo de formatura em Interpretação Teatral pelo estudante Matheus Ávila, sob orientação da professora Evani Tavares. Para a reabertura do Teatro, foi necessário um amplo esforço de recuperação do espaço, que demandava intervenções na sua estrutura, climatização, equipamentos e pintura.

Um vídeo em celebração à reabertura do TMG foi produzido e exibido antes dos espetáculos que aconteceram naquele período. É possível assisti-lo abaixo:

Para saber a programação do Martim Gonçalves, acompanhe a nossa agenda aqui no site ou siga a Escola de Teatro no Instagram @escoladeteatro.ufba

Icone do FacebookIcone do InstagramBrasão da Escola de TeatroIcone do YoutubeIcone do Flickr

A Escola

Ensino e Pesquisa

Extensão

Espaços

Comunicação

Galeria Virtual