Graduação 2024
A ingressão para a Escola de Teatro da UFBa não se encontra mais associada ao SISU.
Aqui está o link com todas as informações necessárias:
https://www.ingresso.ufba.br/processo-seletivo-musica-teatro
A Graduação em Artes Cênicas - Direção Teatral oferece um currículo com disciplinas de história do teatro, artes visuais, cenografia, iluminação, dentre outras. Durante o curso, o corpo discente participa de montagens teatrais, espetáculos e mostras públicas para experimentar os recursos cênicos e aprimorar sua formação. Ao final da graduação, estudantes realizam a direção de um espetáculo de formatura, que representa a etapa final da sua profissionalização como diretores ou diretoras. O curso é oferecido em período diurno, com carga horária total de 2.924 horas.
A Graduação em Artes Cênicas - Interpretação Teatral oferece um currículo com disciplinas de técnicas de corpo, voz, jogos e improvisações, dentre outras. Durante o curso, o corpo discente participa de montagens teatrais, espetáculos e mostras públicas para aprimoramento da sua formação. Ao final da graduação, a turma de formandos atua em um espetáculo de formatura, que é a etapa final da profissionalização como atores ou atrizes. O curso é oferecido em período diurno, com carga horária total de 2.924 horas.
O curso de Licenciatura em Teatro permite que a pessoa licenciada atue como professor de teatro em diferentes tipos de instituições, como escolas públicas e privadas, projetos sociais, empresas privadas, centros culturais e ONGs. Durante o curso, aprende-se tanto a prática artística quanto a teoria pedagógica do teatro. No último semestre, é necessário escrever uma monografia com a orientação docente. O curso tem duração de 3.210 horas e é oferecido no período vespertino.
O curso de Licenciatura em Teatro na modalidade EAD/UAB busca formar e qualificar artistas e professores de Arte da rede pública que já tenham experiência em suas comunidades. O objetivo é que tais profissionais possam multiplicar ações artístico-pedagógicas de teatro no ensino formal e informal. Atualmente, o curso é oferecido em seis polos no estado da Bahia: Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Irecê, Juazeiro e Vitória da Conquista.
O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC-UFBA) é um programa de excelência que oferece mestrado e doutorado em estudos das artes do espetáculo e da performance. Desde 1997, adota uma perspectiva transdisciplinar, integrando teoria e prática artística. O objetivo é formar docentes-pesquisadores e contribuir para a produção e difusão de conhecimentos no campo das artes cênicas.
A ingressão para a Escola de Teatro da UFBa não se encontra mais associada ao SISU.
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Cadernos do GIPE CIT - Sonhar, pensar e realizar as Artes Cênicas em contexto de pandemia
Compartilhamento de experiências e espaço para a reflexão, de forma a mobilizar os agentes culturais que atuam em todas as modalidades cênicas pela busca de soluções para os intensos desafios desse longo período.Revista Repertório 37, ano 24
Tem por missão incentivar a práxis transdisciplinar em artes cênicas, com ênfase no pensamento contemporâneo. Mantém seu foco na produção do pensar-fazer em arte, predominantemente em duas frentes: no âmbito internacional, ao fomentar e fortalecer as relações ibero-americanas; no âmbito nacional, privilegiando contribuições advindas das regiões Norte e Nordeste do país.Cadernos do GIPE-CIT - Diálogos e Hibridismo na Cena Contemporânea
Trabalhos acadêmicos que evidenciam experiências cênicas, processos criativos, composições artísticas e reflexões teóricas de pesquisadoras e pesquisadores que buscam o diálogo e/ou o hibridismo como perspectivas teórico-metodológicas.Repertório 36 (2021)
Repertório 38 (2022): corpo e cognição
OsestudOscOntempOrâneOs sobre o corpo, ad-vindos das ciências cognitivas, têm possibilitado novos olhares sobre a cor-poralidade na dança, na performance, no teatro e nas artes cênicas em geral. Principalmente a partir do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, com seu li-vro Phénoménologie de la Perception (1945), atravessamos marcos importan-tes, como a Teoria Enativista, proposta por Francisco Varela, Evan Thompson e Eleonor Rosch, no livro The Embodied Mind, Cognitive Science and Human Experience (1991)E-books da Abrace
Coleção de publicações digitais da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas - ABRACECaderno do GIPE-CIT - 37 - Processos Criativos: Dramaturgias, Materiais e Improvisação
A edição número 37 do Cadernos do GIPE-CIT traz como foco “Processos Criativos: dramaturgia, materiais e improvisação” e apresenta artigos de diferentes pesquisadores e pesquisadoras/ artistas, que atuam e investigam processos e criações segundo as propostas temáticas desta edição. Os textos abordam questões teórico-práticas e enriquecem as reflexões sobre os variados matizes do universo cênico, com seus diferentes olhares, saberes e experiências. Organização: Ana Pais e Gerson PraxedesPublicações impressas da ABRACE
Coleção de livros impressos digitalizados da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas - ABRACETeatro do Oprimido e Universidade: experienciações pedagógico-artivistas e(m) redes para esperançar
Coletânea tenta dar conta de práticas e pedagogias indissociáveis das experiências teóricas de seus autores e autoras, no contexto da pesquisa universitária. Professores do Ensino Superior e da Educação Básica, pesquisadores e artistas militantes, formulam, aqui, o desejo de que suas artes (de fazer e de pensar) engajadas e engajantes, do mesmo modo que mobiliza o espect-ator, também exorte o leitor a uma tomada de posição, à prática de um Teatro que transforme a vida e o mundo.Teorias da Recepção
Em Teorias da Recepção, que a Editora Perspectiva publica em sua coleção Estudos, Cajaiba lê o acontecimento teatral baiano como um fenômeno de variados matizes, e tem a coragem de praticar uma serenidade hermenêutica para tratar das encenações dos dramas de língua alemã na Bahia. De maneira lúcida e ambígua, ele navega pelos mares do inacabamento e da incompletude, deixando de lado a crença em um mundo ideal que estaria espelhado nas obras de arte originais, abandonando, portanto, a ideia de uma possível execução compatível com a suposta essência metafísica da obra. Pelo contrário, crente na hermenêutica da facticidade, ele se dispõe a desfiar nexos compreensivos do fenômeno estético que só fazem sentido no âmbito da existencialidade da existência.Artes Negras em Pauta
A obra apresenta textos inéditos, escritos, em sua grande maioria, por pesquisadoras experimentadas que versam, por exemplo, sobre currículos e novas epistemes; práticas pedagógicas e poéticas negras; curadoria negra e questões de gênero. Além da pluralidade de olhares sobre o tema, Artes Negras em Pauta brinda-nos com a fala inspiradora da mestra do saber, a ilustre Ebomi Cici, uma autoridade no conhecimento e histórias tradicionais do candomblé.Matrizes estéticas na cena contemporânea: diálogos entre culturas, práticas, pesquisas e processos cênicos
Esta coletânea apresenta percepções múltiplas sobre os trânsitos entre as práticas culturais e as práticas cênicas na contemporaneidade, visando um diálogo direto entre artistas, intelectuais e acadêmicos(as) da área das artes cênicas num espaço democrático de pontos de vista tanto convergentes quanto conflitantes. Com os conteúdos mais diversos, assim como suas abordagens epistemológicas, conceituais e estéticas, o livro se propõe a apresentar um panorama sobre o estado das pesquisas que transitam entre as artes cênicas e as culturas, possibilitando, assim, perspectivas diversas do lugar de onde se olha e se percebe o(a) outro(a).Travessias dramatúrgicas: a campanhia de teatro da UFBA
Este livro reúne textos que colocam em foco a produção da Companhia de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As leituras, os depoimentos e os relatos situam momentos cujos quadros descritos proporcionam uma visão sobre aspectos perceptivos da cena baiana e do Brasil.Companhia de Teatro da UFBA 40 anos
A publicação do livro ocorre em meio às comemorações dos 40 anos da Companhia de Teatro da UFBA e reúne todas as montagens da Companhia de Teatro da UFBA, entre os anos de 1981 e 2020. São produções de peças marcadas pela diversidade de estéticas e poéticas, congregando a comunidade de artistas da Escola de Teatro - docentes, técnicos, estudantes - e atores convidados, com dramaturgias universais e locais, clássicas e contemporâneas, através das quais a Companhia tem sido reconhecida com diversos prêmios locais e nacionais.História do Teatro
A obra faz recortes e escolhas que ordenam aspectos dispersos ao longo das referências utilizadas para dar corpo à narrativa que resulta de aulas ministradas para estudantes de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Abrangendo a História do Teatro da Antiguidade Grega ao Romantismo, o livro visa contribuir para que as informações cheguem ao público alvo, estudantes de Teatro, mas sem se restringir a ele, sendo válido, portanto, para leitores de outros segmentos que se interessam pela temática.O Grupo de Pesquisa destina-se a acolher pesquisas relacionadas à Dança, Arte, Cognição e Política sob o conceito grego da ÁGORA que significa reunião, assembleia, espaço público, vasta localização. Assim como uma pequena cidade dentro de uma grande, um sopro público, concebemos o grupo como uma estrela dentro da grande constelação UFBA. O Grupo de Pesquisa visa agregar artistas, pesquisadores, estudantes, pessoas ligadas à Cultura, comunidade em geral, contribuindo na formação acadêmica e ampliando pesquisas e estudos em Dança, a fim de colaborar com o crescimento da área de conhecimento DANÇA.
Líder: Gilsamara Moura
Website: gestus.com.br
Criado em 2002 como GIP-GAB- Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Gaston Bachelard - ciência e arte, sob a coordenação de Catarina Sant’Anna e vice-coordenação de Elyana Barbosa, foi reestruturado em 2012, passando a denominar-se ARTCRI- Grupo de Pesquisa sobre Artes Cênicas, Imagem e Imaginário (sob a coordenação apenas de Catarina Sant’Anna). Certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ desde 2008.
Líder: Catarina Sant’Anna
O grupo é composto por professores e alunos de Artes Cênicas, Letras, Comunicação, Cinema e Psicanálise. Caracteriza-se como um espaço de interseção entre as diversas funções e meios das práticas dramatúrgicas, reunindo investigações sobre processos de composição dramática - como adaptações de textos, escrita e tradução de peças e roteiros para o palco, TV, vídeo, rádio e cinema - e estudos de teoria, história e crítica do drama. Através da produção de seus pesquisadores, dramaturgos e roteiristas, o grupo mantêm intercâmbio com casas de espetáculo (Teatro Martim Gonçalves, Teatro Gamboa Nova, Teatro Castro Alves, Teatro Vila Velha), com a ABRACE, a Associação de Roteiristas do Brasil, a Cena Lusófona (Portugal), o Royal Court Theatre (Inglaterra)e a Cátedra Itinerante de Teatro (América Latina).
Líder: Cleise Mendes
A pesquisa do GIPE-CORPO articula elementos acadêmico-artisticos com processos de pro(cura) de experiências somático-performativas desde olhares diversos ou (Multi-Inter-Trans)olhares sob processos criativos e ações dos performers-estudantes do IHAC e da UFBA, sendo abordados os trânsitos com outras artes, outros olhares e outras Corporeidades Mestiças na América Latina.
Líder: Leonardo Sebiane Serrano
O Grupo foi criado na UFBA em 1994, por iniciativa do Prof. Dr. Armindo Bião, com professores e estudantes de Teatro, Dança, Comunicação, Letras e Educação. Com apoio do CNPq o Grupo deu origem, em 1997 ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC e, em 1998, à Associação Brasileira de Pesquisa e PG em Artes Cênicas - ABRACE. O Grupo é um dos pólos, em nível internacional, da Etnocenologia, e organizou dois colóquios internacionais em Salvador, em 1997 e em 2007. O GIPE-CIT edita o periódico Cadernos do GIPE-CIT (35 números publicados), realiza eventos e apoia intercâmbios. Os participantes têm publicado livros e coletâneas com resultados de pesquisa. No campo internacional, articula-se com grupos de universidades de vários países. Recentemente realizou p.ex., o Colóquio Internacional de Arte Negra, Mostra de Filmes Descobrindo a Cena Francófona e um Encontro Internacional de Etnocenologia. O Gipe-cit realiza periodicamente Seminários de Pesquisa.
Líder: Fabio Dal Galo e Célida Salume
O ambiente de debates sobre educação superior ao longo dos últimos anos, e que conta com interlocutores nos âmbitos local e internacional, reforça a compreensão de que é urgente aprofundar aspectos cruciais da educação superior, como as culturas diversas que se constituem em seu cotidiano, relações com a sociedade, gestão, financiamento de ações, formação docente. Tal esforço justifica-se, a fim de acompanhar e avaliar as modificações em curso e, sobretudo, propor inovações para adequar a universidade brasileira aos padrões de excelência requeridos mundialmente. É entendimento deste grupo a necessidade de produzir conhecimentos consistentes e rigorosos capazes de questionar a racionalidade cartesiana, privilegiando outras epistemes e métodos não hegemônicos, mas com longa tradição filosófica. Uma pergunta norteia os trabalhos do Grupo: É possível sustentar objetos de pesquisa em Artes, Humanidades, C&T e Saúde sem submetê-los às restrições da epistemologia cartesiana?
Líder: Denise Coutinho
O Grupo de Pesquisa LAVRARE – Laboratório de voz: rastros e redes, certificado pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, foi fundado em 2015 pelas professoras de voz do Departamento de Fundamentos do Teatro da Escola de Teatro da UFBA, Ana Flávia Hamad, Elaine Cardim, Hebe Alves, Iami Rebouças e Meran Vargens. O GP LAVRARE articula-se entre os saberes e fazeres locais, nacionais e internacionais da expressão vocal para o ator e para a cena, atuando nas linhas de pesquisa: 1. A voz e os processos de criação, encenação e construção de dramaturgia cênica; 2. A voz integrada aos aspectos corporais-emocionais-imagéticos do ator; 3.Pedagogias e poéticas da voz e sua dimensão somática; 4. Contadores de história, improvisação, oralidade e memória; 5. O silêncio, a escuta e a musicalidade da voz.
Líder: Meran Vargens
O Núcleo de Estudos em Teatro Popular foi criado sob a inspiração do professor Nelson de Araújo, falecido em 1992. Ele foi o primeiro pesquisador da Escola de Teatro, lançando estudos sobre o teatro popular na Bahia, entre estes realizou o mapeamento da cultura popular na Bahia e lançou os livros: ARAÚJO, Nelson. Pequenos Mundos - Um Panorama da Cultura Popular na Bahia, tomos I, II e III. EGBA, 1986.Em 1999, após a conclusão do meu doutorado, juntamente com o Professor Carlos Petrovich, falecido em 2005, e a pesquisadora Vanda Machado, retomamos os estudos da cultura popular, especificamente a cultura afro-brasileira, sendo lançado dois livros. Realizei pesquisa de campo com o mapeamento do circo na Bahia entre os anos de 2000 a 2003. Em 2011 através de bolsa PNPD realizei estudos sobre a performance negra no teatro brasileiro juntamente com a pesquisadora Evani Tavares de Lima e com o pesquisador Lindolfo do Amaral, realizando o I Encontro Nacional de Etnocenologia neste ano de 2016.
Líder: Eliene Benício
O trabalho em grupo visa produzir ação-reflexão sobre pesquisa em arte, seu caráter prático-teórico em pressupostos de uma Abordagem Artístico-Compreensiva para os Processos Criativos, configurada pela professora Sonia Rangel. São tratadas questões relativas à metodologia de criação como devir de fronteira e formatividade. Como um projeto poético se materializa? Que ações compõem fluxos na sua urdidura visível-invisível? Quais procedimentos são mais adequados para dar visibilidade e comunicabilidade a cada sujeito-objeto em contextos e contingências individuais e/ou colaborativas? A noção de sujeito-subjetividade, tomada pela via da Imagem como Princípio de Pensamento, permite abarcar a potência de todas as dimensões do pensamento, acessar e operar Imagem e Imaginação, (imagem em ação) como um centro irradiador que gera e opera o próprio pensamento criador.
Líder: Sonia Rangel
O grupo desenvolve pesquisas, promove publicações, realiza experimentos e montagens com foco nas poéticas de atuação e encenação contemporâneas.
Líder: Luiz Marfuz
Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual (GP Poética), criado em 2004 e certificado pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – realiza pesquisas relacionadas ao uso das novas tecnologias digitais nas Artes. O grupo é formado por pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação e artistas provenientes dos diversos campos artísticos.
Líder: Ivani Santana