Cerimônia aconteceu no Teatro Martim Gonçalves
Por
17/04/2025 Atualizado há 3 minutos
Nesta quarta-feira, 16 de abril, o Teatro Martim Gonçalves foi palco da cerimônia de colação de grau das turmas de formandos em Artes Cênicas - Interpretação Teatral e Artes Cênicas - Direção Teatral. Estudantes e professores participaram da cerimônia.
A mestre de cerimônia Maria Clara Cardozo abriu a cerimônia, apresentando a mesa de honra, composta pelo diretor da ETUFBA, professor Luis Claudio Cajaíba; pelo coordenador dos cursos , o professor Pedro Benevides; pelos paraninfos professor George Mascarenhas e professor João Sanches e pela patronesse professora Elisa Mendes.
O professor Cajaíba deu as boas-vindas e em em seguida Maria Clara apresentou os estudantes formandos; entre eles a oradora Bárbara, Stefanny Mascarenhas e Ananda Silva, estas apresentando suas falas sobre Teatro.
O estudante Adrián Araújo fez o juramento, representando a turma, seguindo assim a colação de grau. Bárbara fez o discurso de oradora e chamou os paraninfos, os professores George Mascarenhas e João Sanches e a patronesse, professora Elisa Mendes.
A cerimônia finalizou com o momento simbólico da entrega de diplomas aos estudantes formandos, agora bacharéis em Artes Cênicas.
A cerimônia de formatura do primeiro semestre de 2025 dos bacharelados da ETUFBA teve concluintes das duas habilitações oferecidas pela escola. Veja quem são os (as) estudantes em seus respectivos cursos
Além dos (as) estudantes que participaram da colação de grau, outras duas estudantes também concluíram seu curso, concluindo a formatura nas dependências da Escola de Teatro:
Os cursos de bacharelado da Escola de Teatro, Artes Cênicas - Interpretação Teatral e Artes Cênicas - Direção Teatral são oferecidos na modalidade presencial, no turno diurno e oferecem componentes curriculares relacionados à interpretação, direção, poéticas e processos de encenação, dramaturgia, história do teatro entre outros.
Nas duas habilitações, os (as) estudantes formandos (as) participam de duas montagens de espetáculo: pré-formatura, no primeiro semestre e formatura, no segundo semestre. As pessoas formandas em direção fazem a encenação e dirigem seus espetáculos, já as pessoas formandas em interpretação atuam em espetáculos dirigidos por professores da ETUFBA.
O ingresso nos cursos acontece por meio de seleção específica, através da nota obtida pelo (a) estudante candidato (a) nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); sendo este um pré-requisito para tentar o ingresso em um dos cursos do bacharelado da ETUFBA.
É possível acompanhar os editais, cronogramas e informações sobre as seleções através o site Ingresso UFBA