Saiba mais sobre os objetivos, componentes e fluxos do processo formativo
A Licenciatura em Teatro oferece aos estudantes um currículo com disciplinas teóricas, teórico-práticas e práticas. O Projeto Político Pedagógico do curso é o documento que apresenta os objetivos, perfis e diretrizes que guiam o itinerário formativo. O PPP mais recente da licenciatura foi implementado em 2020, ampliando a flexibilidade, o grau de autonomia dos/as estudantes, a promoção da articulação dos saberes e a atualização continuada de conteúdos, além de realizar a adequação às novas legislações vigentes.
Licenciatura em Teatro presencial Regime: Semestral Entrada: Anual Vagas: 26 Duração: 8 semestres (mínima) / 10 semestres (média) / 12 semestres (máxima) Turno: Integral Carga Horária Total: 3277 horas Carga Horária de Atividades Complementares (incluída na carga total): 200 horas Carga Horária de Estágio Obrigatório (incluída na carga total): 408 horas
Neste vídeo, professores apresentam a Escola de Teatro e falam sobre os cursos de graduação que são oferecidos
Quadros Curriculares e Fluxogramas
A arquitetura geral do currículo da Licenciatura em Teatro é divida em duas etapas principais:
Etapa propedêutica: compreende os três primeiros semestres do curso e reúne disciplinas introdutórias ao estudo sistematizado do teatro e a conteúdos didático-pedagógicos;
Etapa de Consolidação e Profissionalização: Reúne as disciplinas de profissionalização, ampliando e aprofundando os conteúdos referentes à prática teatral em nível profissional e às teorias e práticas de ensino específicas da Licenciatura em Teatro. Nesta fase, encontram-se também os estágios supervisionados e disciplinas de estímulo à pesquisa.
Competências e Habilidades
Concluído seu itinerário formativo, o aluno graduado na Licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Bahia será capaz de:
Compreender o papel da arte e do teatro na formação dos/as estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem;
Articular os conteúdos prático-teóricos disponíveis com as diferentes fases do desenvolvimento do/a estudante e na observação do contexto em que estão inseridos;
Compreender o teatro contemporâneo inserido na Educação como fenômeno amplo e complexo, em que interagem práticas criativas diversas e para o qual convergem diversos instrumentos de conceituação, categorização e de crítica.
Reconhecer e promover a consciência da diversidade (cultural, social, étnica, religiosa, de gênero, orientação sexual etc.) nos contextos de sua atuação;
Demonstrar capacidade criativa, articulação artísticopedagógica no exercício do ensino do teatro;
Promover diálogo entre a comunidade junto a quem atuam e os outros grupos sociais;
Comprovar excelência de desempenho no campo de conhecimento, através da participação em projetos de pesquisa de interesse para o desenvolvimento da área, inclusive Trabalhos de Conclusão de Curso, nos estágios supervisionados e nas atividades práticas relativas à sua inserção nas instituições de ensino básico;
Participar da gestão das instituições de ensino básico;
Reconhecer e planejar itinerários de aprendizagem para sua